Num artigo do dia 01 de novembro no jornal Correio da Paraíba, li que o Governo pretende pavimentar 90% das rodovias paraibanas. E, dessa maneira beneficiará assim 1,2 milhão de habitantes, em 81 municípios do Estado até 2013. Idéia louvável essa de nosso atual Governador do Estado José Maranhão, até porque segundo pesquisa da CNT – Confederação Nacional de Transportes , a Paraíba ocupa 11º lugar entre as piores estradas do Brasil. Concordo com essas pesquisa porque como viajo sempre aos interiores do estado, visitando as residências rodoviárias do DER, sinto na pele o problema das rodovias paraibanas principalmente as rodovias que ligam Cajázeiras , São Jose de Piranhas, Monte Horebe, Bonito de Santa Fé e Conceição. Essas rodovias mais parecem um queijo suíço. Venho por elas driblando buracos, pedestres e animais na pista, sem falar que nenhuma delas possuem mais acostamento, todas estão tomadas pelos matos em total abandono.
Agora, que tal falar das residências rodoviárias do DER!?
Ø Em todas as Residências as máquinas rodoviárias estão sucateadas, em péssimo estado de manutenção, outras estão se deteriorando, enferrujadas por falta de peças de reposição. As residências estão acabadas, os móveis sem condições de uso e as instalações físicas em péssimo estado de conservação;
Ø Em todas as residências rodoviárias encontramos funcionários que passam mais de 04 meses sem receber as diárias a que tem direito e
quando se deslocam para trabalhar no trecho ou nas proximidades do município, muitos não tem sequer passagem para chegar ao setor de trabalho;
- Em todas as Residências as máquinas rodoviárias estão sucateadas, em péssimo estado de manutenção, outras estão se deteriorando, enferrujadas por falta de peças de reposição. As residências estão acabadas, os móveis sem condições de uso e as instalações físicas em péssimo estado de conservação;
- Em todas as residências rodoviárias encontramos funcionários que passam mais de 04 meses sem receber as diárias a que tem direito e
quando se deslocam para trabalhar no trecho ou nas proximidades do município, muitos não tem sequer passagem para chegar ao setor de trabalho;
Diante do exposto pedimos aos Senhores providências no sentido de reverter esta situação em que se encontra o DER e suas R.R - Residências Rodoviárias.
Do mesmo jeito que foi feito a caravana da reconstrução pelo atual governador José Maranhão nos setores da Saúde e da Educação, que se faça a caravana da reconstrução também em nossas Residências Rodoviárias para constatarem todos os itens citados
Outro grave problema é que o DER, só realizou concurso para provimento de cargos no ano de 1976, porisso, há uma grande defasagem no setor de recursos humanos em todas as áreas do órgão.
Temos receio que se continuar assim o DER em pouco tempo será extinto devido a falta de pessoal, máquinas, equipamentos.
Leia o que disse o Deputado Estadual Assis Quintans em seu pronunciamento na Assembléia Legislativa:
“O parlamentar diz que o Brasil já foi detentor de uma malha rodoviária estadual consolidada e a Paraíba destacava-se no cenário nacional por ter a melhor malha rodoviária do Nordeste, como decorrência da pujança dos DER´s que, em cada estado da federação orgulhava-se do potencial do seu quadro técnico, da sua frota de equipamentos e das instalações de suas Residências Rodoviárias e sedes. “Era motivo de orgulho para todos que tinham a felicidade de ser um servidor do DER”,.
O deputado Francisco de Assis Quintans (DEM) denunciou na Assembleia Legislativa da Paraíba, esta semana, a política generalizada em todos os Estados do Brasil de desmonte da estrutura dos DER´s, no sentido de transforma-los agências reguladoras ou extingui-los sumariamente. O objetivo, segundo Quintans, é acobertar os interesses de governantes no uso da máquina política em benefício de apadrinhados
José Barbosa de Araujo
Diretor de Imprensa e Divulgação da Federação Sindical dos DERS do Brasil
FASDERBRA
Agora, que tal falar das residências rodoviárias do DER!?
Ø Em todas as Residências as máquinas rodoviárias estão sucateadas, em péssimo estado de manutenção, outras estão se deteriorando, enferrujadas por falta de peças de reposição. As residências estão acabadas, os móveis sem condições de uso e as instalações físicas em péssimo estado de conservação;
Ø Em todas as residências rodoviárias encontramos funcionários que passam mais de 04 meses sem receber as diárias a que tem direito e
quando se deslocam para trabalhar no trecho ou nas proximidades do município, muitos não tem sequer passagem para chegar ao setor de trabalho;
- Em todas as Residências as máquinas rodoviárias estão sucateadas, em péssimo estado de manutenção, outras estão se deteriorando, enferrujadas por falta de peças de reposição. As residências estão acabadas, os móveis sem condições de uso e as instalações físicas em péssimo estado de conservação;
- Em todas as residências rodoviárias encontramos funcionários que passam mais de 04 meses sem receber as diárias a que tem direito e
quando se deslocam para trabalhar no trecho ou nas proximidades do município, muitos não tem sequer passagem para chegar ao setor de trabalho;
Diante do exposto pedimos aos Senhores providências no sentido de reverter esta situação em que se encontra o DER e suas R.R - Residências Rodoviárias.
Do mesmo jeito que foi feito a caravana da reconstrução pelo atual governador José Maranhão nos setores da Saúde e da Educação, que se faça a caravana da reconstrução também em nossas Residências Rodoviárias para constatarem todos os itens citados
Outro grave problema é que o DER, só realizou concurso para provimento de cargos no ano de 1976, porisso, há uma grande defasagem no setor de recursos humanos em todas as áreas do órgão.
Temos receio que se continuar assim o DER em pouco tempo será extinto devido a falta de pessoal, máquinas, equipamentos.
Leia o que disse o Deputado Estadual Assis Quintans em seu pronunciamento na Assembléia Legislativa:
“O parlamentar diz que o Brasil já foi detentor de uma malha rodoviária estadual consolidada e a Paraíba destacava-se no cenário nacional por ter a melhor malha rodoviária do Nordeste, como decorrência da pujança dos DER´s que, em cada estado da federação orgulhava-se do potencial do seu quadro técnico, da sua frota de equipamentos e das instalações de suas Residências Rodoviárias e sedes. “Era motivo de orgulho para todos que tinham a felicidade de ser um servidor do DER”,.
O deputado Francisco de Assis Quintans (DEM) denunciou na Assembleia Legislativa da Paraíba, esta semana, a política generalizada em todos os Estados do Brasil de desmonte da estrutura dos DER´s, no sentido de transforma-los agências reguladoras ou extingui-los sumariamente. O objetivo, segundo Quintans, é acobertar os interesses de governantes no uso da máquina política em benefício de apadrinhados
José Barbosa de Araujo
Diretor de Imprensa e Divulgação da Federação Sindical dos DERS do Brasil
FASDERBRA